Salve, caros membros do conselho! Trago duas perguntas maldosas.
1) O
aprimoramento de +5 PM de Tranca Arcana afeta objetos de qualquer tamanho. Isso
poderia abrir uma carroça ou uma porta de um balão goblin? É uma pergunta menos técnica
e mais de interpretação, mas o que a justiça diria?
2) A Transmutar Objetos pode ser
usada para fazer pequenas alterações em objetos? Como abrir uma porta?
— Cons. Gustavo Samuel
Saudações, conselheiro Gustavo! Vamos às suas maquiavélicas respostas:
1) Sim, com o
aprimoramento de +5 PM qualquer objeto pode ser afetado. Esse aprimoramento pode ser
combinado com o aprimoramento de +1 PM, para abrir em vez de trancar.
2) Uma porta não
pode ser usada como alvo de Transmutar Objetos em sua forma de Truque, devido ao seu
tamanho. Uma fechadura poderia ser um alvo, porém as alterações possíveis não incluem abrir.
Para tanto, use a magia Tranca Arcana.
Saudações, caros juízes do STR! Tragolhes a seguinte questão a ser respondida:
Uma arma com o encanto energética causa integralmente dano de essência, descrito como
energia mágica pura. Golens imunes a efeitos mágicos são imunes a armas energéticas?
Caso sejam, seria possível suprimir o encanto (“energética”) e não utilizá-lo, perdendo
os benefícios do mesmo, mas podendo usar a arma com todas as outras melhorias e encantos
contra a criatura em questão? Obrigado!
— Cons. Jeferson Vicentini
Saudações recíprocas, caro conselheiro Jeferson! Aqui está sua resposta!
Sim, golens
imunes a efeitos mágicos são imunes a armas energéticas. Esse encantamento não pode ser
desativado — melhor carregar uma arma de reserva!
Bom dia, boa tarde e boa noite, tudo certo? Um alvo que falhe na resistência contra
Raio Polar fica preso em um bloco de gelo (paralisado). Esse bloco pode ser quebrado
para libertar a criatura. Após a criatura ficar congelada, qualquer dano causado a ela
se aplica ao bloco de gelo ou à criatura, exigindo esforço direcionado dela e de seus
aliados para quebrar o gelo? Obrigado!
— Cons. Déra Vcc
A maior parte dos efeitos atingirá o bloco de gelo, já que ele se encontra fisicamente entre
a criatura e a fonte de dano.
Salve membros da DB!
Venho trazer algumas perguntas sobre possibilidades e
interações entre algumas magias, poderes e efeitos.
1) Utilizando a magia Controlar
Terra, no uso "modelar", é possível criar uma pilastra abaixo de um alvo, com a altura
da pilastra baseada na área da magia? Em caso positivo, o alvo teria direito a um teste
de resistência? O mesmo poderia ser realizado para criar uma passagem diretamente abaixo
do alvo, fazendo-o cair? Caso exista um teste de resistência, qual perícia utilizaria,
caso não seja Reflexos?
2) Se as magias Névoa, com seu aprimoramento de +5 PM, e
Tentáculos de Trevas são usadas ao mesmo tempo, reduzindo o deslocamento de uma criatura
para 3m e gerando terreno difícil, uma utilização subsequente de Muralha Elemental para
fazer uma cúpula de gelo com mais de 6m permitiria testes de resistência? O tamanho da
cúpula é maior que o deslocamento de qualquer criatura em seu interior, como poderia
escapar?
3) Caso dois efeitos permitam rolar dois dados (escolhendo o melhor) e
sejam usados juntos, seriam rolados dois dados ou três dados?
4) Um personagem que
falhe no teste de Vontade contra Santuário fica proibido de fazer qualquer ação hostil
contra o alvo ou apenas a ação hostil que desencadeou o teste de resistência? Caso o
Santuário seja dissipado ou cancelado o personagem ainda fica impossibilitado de
realizar ações hostis contra o conjurador ou esse efeito também é dissipado/cancelado?
Agradeço desde já pelas respostas claras e detalhadas.
— Cons. André Peixoto
Saudações, conselheiro Andre! Vamos às suas claras e detalhadas respostas:
1) Sim, é um
uso possível. Dano e testes de resistência seriam equivalentes ao uso amolecer, da mesma
magia. O teste de resistência seria feito com Reflexos, como indicado na magia. Porém, caso
deseje usar uma perícia alternativa, Atletismo parece apropriado.
2) O deslocamento de
uma criatura não é relevante para determinar se ela é aprisionada pela forma de cúpula da
Muralha Elemental. A criatura pode se abaixar ou rolar quando a muralha se fechar, escapando
da prisão. Perceba que, como regra geral, criaturas não se deslocam durante seus testes de
resistência!
3) Exceto caso o efeito explicite que rola um dado adicional, em vez de
especificar dois dados, seriam rolados dois dados.
4) Um personagem que falhe em seu
teste de resistência não pode fazer nenhuma ação hostil contra o conjurador de Santuário.
Caso o Santuário seja dissipado, o personagem pode realizar ações hostis normalmente.
Saudações, meritíssimos!
1) Existe alguma mecânica para ser devoto de deuses
menores? Caso exista, onde encontrar? Caso não exista, como proceder?
2) Outra
pergunta: já que o sol e a lua interferem na natureza, um druida poderia ser devoto de
Azgher ou Tenebra? 3) Tenebra permitiria um licantropo druida como devoto?
— Cons. João Mokdeci
Saudações, conselheiro João! Vamos às suas divinas respostas: 1) Ainda não. Novidades em
breve.
2) Não. Tudo aquilo que não é mágico faz parte de natureza de alguma forma, mas
os druidas se voltam para as três divindades mais relacionadas à natureza: Allihanna, Oceano
e Megalokk.
3) Um licantropo sempre pode ser devoto de Tenebra. Perceba, porém, que
apenas possuir a habilidade Forma Selvagem não configura licantropia. Essa é uma maldição
específica, sem relação com nenhuma classe.
Bom Azgher, amigos! Gostaria de abrir um pergaminho sobre o acúmulo de bônus,
especificamente em esotéricos, trazendo três perguntas sobre o assunto.
1) Gostaria
de clarificar o acúmulo de esotéricos e melhorias. Uma varinha arcana com a melhoria
poderosa teria +2 na CD das magias?
2) O poder Esoterismo permite o uso de dois
esotéricos simultaneamente ao lançar uma única magia, recebendo os benefícios de ambos.
Ele também permite o acúmulo de benefícios iguais provida das melhorias desses
esotéricos?
3) Por último, catalisadores são considerados itens esotéricos?
Obrigado!
— Cons. Dannilo Silva
Boa Tenebra, conselheiro Dannilo! Vamos às esotéricas respostas do seu pergaminho: 1) Houve
uma pequena confusão dos jogadores. A melhoria aprimorado aumenta o bônus concedido pelo
item. Dessa forma, acumula com o bônus fornecido pelo item. A melhoria poderoso não aumenta
o bônus, apenas concede o mesmo efeito. Ou seja, uma varinha arcana poderosa teria o mesmo
efeito de uma varinha arcana comum.
2) Esoterismo não isenta o conjurador das regras
normais de acúmulo. Benefícios iguais continuam não se acumulando.
3) Catalisadores não
são itens esotéricos, são itens alquímicos.
Prezados ministros, que Allihanna e Megalokk os abençoem sempre.
1) O poder
Adestrar Montaria, de Ameaças de Arton, adiciona a habilidade de um dos tipos de
parceiro à montaria do personagem ou a substitui?
2) Assumindo que adicione, se o
personagem com esse poder escolher Fortão para o seu Tumarkhân Veterano, os bônus de
rolagem de dano dele se acumulam para um único ataque?
3) Já o Escudeiro, que
oferece um bônus fixo na rolagem de dano ao invés de um dado, soma com o Tumarkhân e/ou
com um parceiro Fortão?
— Cons. Cesar Henrique
Saudações, conselheiro Cesar! Vamos às suas adestradas respostas:
1) A habilidade é
adicionada; a montaria mantém sua habilidade original.
2) Os bônus vêm da mesma fonte
(parceiro) e portanto não se acumulam.
3) Houve algum equívoco; o escudeiro não concede
nenhum bônus em dano.
No STR da DB 190 foi esclarecido que uma criatura que seja imune a magias ainda teria
suas magias suprimidas por um Campo Antimagia, uma vez que a imunidade se aplica apenas
ao conjurador e não aos efeitos gerados por ele. Entretanto, alguns meses depois, no STR
da DB 193, é perguntado se Proteção Contra Magia (Abjuração) torna o alvo imune contra
Dissipar Magia e a resposta foi positiva, “in dubio pro immunitas”. Porém, se imunidade
se aplica apenas ao conjurador e não aos efeitos gerados por ele e Dissipar Magia afeta
as magias do conjurador (que são efeitos gerados por ele), ela não deveria funcionar
normalmente em um conjurador que, porventura, tenha imunidade à ela?
— Cons. Gilmar Burato
Saudações, conselheiro Gilmar!
Houve uma confusão. Nossa resposta na DB 193 não trata
dos efeitos do conjurador, trata do conjurador. Se você lançar Dissipar Magia contra um
conjurador com imunidade a magia, a magia não surtirá efeito nenhum. Você ainda pode lançar
Dissipar Magia contra efeitos criados por esse conjurador, dissipando-os normalmente.
Saudações, ministros!
Quanto às habilidades Golpe Ardente, Golpe Cortante, Golpe
Ofuscante e Golpe Pujante da classe Místico (apresentada na DB 199), elas são
cumulativas? Por exemplo, um personagem com Afinidade de ar e fogo, com os poderes Golpe
Cortante e Golpe Ardente, caso use o Ataque Elemental e acerte, deixa o alvo em chamas e
sangrando?
— Cons. Daniel Weiss
Sim, os efeitos são cumulativos, mesmo sendo de afinidades diferentes.
Muitíssima boa tarde caros juízes. Trago algumas dúvidas que um grupo de aventureiros
incautos levantou em suas derradeiras aventuras.
1) O goblin soldado pergunta: uma
arma mágica que seja aumentada sempre será aumentada para seu usuário independente do
tamanho? Caso o goblin aumente seu tamanho para grande, ele continua com a penalidade de
acerto?
2) O sulfure ladino quer saber se, caso ele esteja com camuflagem total em
uma batalha contra outras criaturas que não têm esse efeito, essas criaturas seriam
consideradas desprevenidas em relação a ele, por estarem com a visão prejudicada.
3) O corajoso dahllan bárbaro questiona: se ele estiver agarrado e utilizar a magia
Primor Atlético com o aprimoramento de +1 PM para saltar para o lado de outra criatura
em alcance curto, ele escapa da criatura que o está agarrando? Ou ela é levada junto? Ou
a magia só falha?
4) O mashin mago gostaria de saber: se ele utilizar a magia
Buraco Negro tendo o poder Geometria Mística ele poderia deixar seus aliados e ele mesmo
imunes ao efeito da magia?
5) O humano bucaneiro quer saber: se ele realizar um
acerto crítico em uma criatura imune a crítico, o acerto crítico ainda conta para a
habilidade Panache?
— Cons. Douglas Santos
Boa tarde, conselheiro Douglas! Vamos às suas incautas respostas:
1) Não, exceto em
casos de efeitos que aumentem também a arma. Um goblin Grande não sofre penalidades de
ataque com uma arma aumentada.
2) Não necessariamente. Camuflagem total pode ser
concedida por efeitos que ainda permitem a visão de outras criaturas. Uma criatura que não
possa ver o atacante (por exemplo, caso esteja escondido) estaria, sim, desprevenida.
3) A criatura que o esteja agarrando é levada junto.
4) Sim, poderia.
5)
Infelizmente para o bucaneiro, não.
Saudações, ministros!
1) Na Dragão Brasil 199 foi apresentada uma resposta
relativa ao texto da página 152 sobre escudos como itens vestidos ou empunhados, sendo a
resposta o segundo. Entretanto, resta uma dúvida. No texto dos Escudos na página 152 é
dito: "Colocar ou tirar um escudo de qualquer tipo é uma ação de movimento". O que deixa
a dúvida é se a palavra "colocar" has efeito em regras ou é mero texto descritivo
também? Eu teria que gastar uma ação de movimento para sacar o escudo e outra para
"colocar" ele? Com o poder Saque Rápido, eu poderia sacar com Ação Livre porém ainda
teria que colocá-lo com ação de movimento?
2) Duração Dia em qualquer magia/ efeito.
O que representa? 24 horas a partir do uso da magia/efeito ou "até o dia de aventura
virar" (ou seja; personagens irem dormir)?
— Cons. Bruno Cesar Aff Mendes
Saudações, conselheiro!
1) O termo usado é diferente justamente por conta dessas
interações. Sim, se você tiver um escudo guardado, precisa usar uma ação para sacá-lo e
outra para colocá-lo. Essa ação para colocar não é reduzida por Saque Rápido.
2) Essa é
uma questão deixada ao critério do mestre. Cada mesa pode ter um entendimento diferente da
mesma.
Saudações! Muitos 3DeTistas próximos saúdam mais esse marco alcançado pela revista.
Esperamos que a Dragão Brasil continue nesse rumo, angariando experiência, tesouros e
tempo de vida. Nosso grupo de advogados de regras de 3DeT Victory chegou a alguns
impasses de interpretação de certos conceitos do livro e gostaríamos de obter ajuda.
1) É possível combinar ataques e vantagens que exigem um ataque, como Confusão,
Desgaste, Golpe Final e Punição?
2) Um Artefato pode ser roubado durante uma sessão
inteira? Ou um Ajudante pode ficar inacessível? Compensar a perda, por toda sessão, da
vantagem desse jogador seria possível por algum meio?
3) Supondo que alguém seja
alvo de Anulação, Confusão, Paralisia ou Punição, quais perícias seriam usadas
oficialmente para fornecer um dado para resistir e sair do efeito?
4) Sobre magia, o
bônus oferecido por magia é um bônus genérico e não multiplicável em caso de crítico; ou
é um bônus de atributo e, consequentemente, multiplicável?
5) É possível usar Magia
(+Magia) para aplicar uma vantagem num adversário? Por exemplo, incorpóreo para que não
possa atacar fisicamente, ou transformação, para reduzir atributos e alocar os pontos em
coisas pouco úteis no momento, como Arena (qualquer outro lugar), Inimigo (ninguém do
grupo)...
6) Considerando que os dados são o dado básico, o de perícia e o de
ganho, caso alguém consiga 3 ganhos mas não tenha a perícia, poderia mover o segundo
ganho para o espaço do dado de perícia?
7) Sobre escalas e o mote "3 dados e um
teste". Se um Kami (3 escalas acima) for contra um ningen, ele recebe defesa perfeita, 3
críticos e 3 ganhos. Supondo que ele possui a perícia, quantos dados esse kami rolaria?
Ele seria afetado pelo limite de 3 dados?
8) Inofensivo poderia ser usado contra
quem já o viu lutar, caso pague 3 PMs?
9) Qual a vantagem de Imortal, se no jogo
existe Regeneração?
Observei que nos últimos 13 meses, ou mais, nenhum
questionamento sobre 3DeT chegou ao STR. Espero poder quebrar essa sequência de
ausência
— Cons. Gil Farias
Saudações, conselheiro Gil! Vamos rolar os dados e descobrir o que vai acontecer nas
respostas:
1) Não. Esses efeitos são distintos entre si, cada um exige um ataque
diferente. Eles podem ser combinados, porém, com Ataque Especial.
2) Sim, pode. Depende
do andamento da sessão. Isso depende muito do mestre, mas na maior parte das vezes não há
necessidade de qualquer compensação. Perder o acesso a essas vantagens esporadicamente faz
parte do “pacote” no qual estão inseridas.
3) Não existe perícia oficial. Cada efeito
pode ser muito diferente, aplicando perícias distintas. Cabe ao mestre chegar a uma decisão
sobre o que seria adequado e ao jogador chorar o bastante para conseguir justificar o uso de
alguma perícia que possua.
4) É um bônus genérico, não é multiplicado em críticos.
5) Os exemplos são hilários, mas não.
6) Os dados não são tão rígidos assim. Desde que
respeite o limite de três dados, você pode buscá-los onde quiser. Dois ganhos configuram
três dados.
7) Continua limitado pelos três dados, mas seus Ganhos adicionais podem
anular Perdas.
8) Não, sem trapaças!
9) Imortal protege o personagem de efeitos
que simplesmente o matem de qualquer forma, diferente de Regeneração.